Quem vigia os vigilantes?

Tiago

Audiolivros, podcasts e afins

Audiolivros, podcasts e afins

Aproveitando o tempo gasto no trânsito ;-)

Imagem relacionada

Trabalhei por 5 anos em uma cidade vizinha, o que me obrigava a diariamente dirigir 1 hora para ir trabalhar e 1 hora para voltar para casa. É claro que essa rotina é aparentemente comum para quem mora em um grande centro como São Paulo, porém, para um morador do interior das Minas Gerais, não é algo tão fácil de se encontrar. No começo, eu ia de ônibus e fui um tempo também de carona, mas por questões de horários desencontrados, acabei tendo que ir no meu próprio carro todos os dias. Eu geralmente saía às 06:50 e chegava ao trabalho em torno de 07:45. Pista simples, muitos caminhões e, ocasionalmente, um acidente que me deixava parado e esperando por um bom tempo, tendo vezes que até mesmo voltei pra casa e não consegui ir trabalhar.

Audiobooks

Foi nessa época que me acostumei a escutar livros, palestras e podcasts no carro durante o trajeto. Embora ache bastante interessante e considere a questão dos estilos de aprendizagem e eu ter mais facilidade em aprender lendo, também acredito na capacidade de adaptação que todos nós temos. Foi assim que passei a escutar e aprendi a gostar de ouvir livros. Eu assim aproveitava bem as 2 horas diárias de trânsito. Estimo que nesse tempo devo ter escutado uma média de 15 livros por ano, passando por "O Homem que Calculava", "1880", "O Monge que Vendeu Sua Ferrari", etc.

Aos poucos, ia descobrindo muito conteúdo em áudio disponibilizado gratuitamente, como os projetos feitos para as pessoas com deficiência visual, bem como alguns sites construídos por voluntários que liam obras clássicas. Um exemplo de um site que busca agregar esse tipo de conteúdo é o Librivox. Foi lá que baixei e escutei praticamente todos os sermões do Padre Antônio Vieira e o conto A Cartomante de Machado de Assis. Tem também a Universidade Falada com um conteúdo muito bom e muita coisa gratuita. Escute, por exemplo, a palestra-aula Uma Noite com os Mitos.

Algo que faço é ter contato com temas bem diversos da minha área de trabalho e interesse. Dessa maneira, acredito que temos contato com outras formas de pensar, de abordar problemas, e isso tudo te ajuda a se tornar um profissional melhor. Ah, quer dizer que ler sobre arte ou música me torna um programador melhor? Eu acredito que sim, talvez não diretamente te ensinando algoritmos, mas te mostrando formas alternativas de pensar e solucionar problemas ;-).

Imagem relacionada

Mas voltando, os audiolivros são basicamente a leitura feita em estúdio de livros. Se você ainda não teve a oportunidade de escutar um livro, faça a experiência comprando (ou baixando, pois existem muitos títulos gratuitos) e escute enquanto estiver, por exemplo, praticando sua atividade física. Mas além de livros, eu tive um contato maior e aprendi a gostar muito de podcasts. Se você não conhece, podcasts são praticamente programas gravados sobre os temas mais variados e disponibilizados gratuitamente. Como se fosse, por exemplo, um programa de rádio, contendo entrevistas, opiniões, etc. Geralmente, no domingo, eu selecionava o que ia escutar na semana e baixava os episódios em mp3. Colocava em um pendrive ou CD e ia escutando no carro todos os dias. Hoje é ainda mais fácil, pois você tem a opção de simplesmente sincronizar os podcasts em seu smartphone ou até mesmo usar programas que já baixam e disponibilizam o mp3 automaticamente.

Escutei muitos episódios do Mitografias, Rapaduracast, além de obrigatoriamente pelo menos um ou dois episódios do ESL (English as Second Language). Ah, às vezes eu baixava algum podcast da Deutsche Welle Brasil também com resumo de notícias.

Quando eu escutava algo interessante ou que precisasse depois fazer algum tipo de anotação, eu geralmente buscava o livro em formato impresso para ler novamente, porém, na maioria das vezes, o áudio era suficiente.

Até hoje escuto muitos livros e principalmente podcasts, acredito que uns 3 ou 4 toda semana pelo menos. Semana passada, escutei um episódio do Databasecast, da área de tecnologia, e sempre recomendo alguns episódios que selecionei para os alunos de banco de dados escutarem logo na primeira semana de aula. Não sei se todos ouvem, na verdade, ou se pelo menos alguém ouve, hehehehe.

Ah, tenho um projeto para este ano de criação de um podcast voltado para a temática aqui do site. Já tenho alguns temas em mente e o formato do programa também já está montado. Será uma experiência bem legal, acredito. Em breve trarei mais notícias a respeito disso.

Mas e você? Tem o hábito de escutar podcasts? E livros em áudio? Deixe nos comentários ;-)

#blog #longpost