Quem vigia os vigilantes?

Tiago

4 + 1 aplicativos que uso todo dia para trabalhar melhor

4 + 1 aplicativos que uso todo dia para trabalhar melhor

Ou como fazer uso inteligente da tecnologia

Hoje todos estamos expostos a muita informação no trabalho, em nossas vidas pessoais e praticamente a todo o momento. A informação é ubíqua e traz nesse bojo muita desinformação também. Somando a isso as notificações de nossos aparelhos celulares, precisamos nos esforçar para conseguirmos ser produtivos.

É claro que aí entra a necessidade de ser seletivo e fazer o uso inteligente de aplicativos disponíveis no seu celular ou web. Eu uso computadores há muitos anos e passei por uma progressão tecnológica de aplicativos que sempre escolhi com o objetivo de tornar a minha vida mais fácil, ser mais produtivo e não me esquecer de pagar aquela conta ou de uma reunião no trabalho. O objetivo é, sem dúvida, economizar o seu tempo, te permitir focar a energia no que realmente interessa no seu trabalho, vida pessoal ou até mesmo utilizar seu tempo para lazer.

Uma leitora nossa muito feliz com as dicas que descobriu nesse artigo…

O interessante é buscar ferramentas que permitem sincronismo de informações (a.k.a. “nuvem”) para você poder utilizar no celular e também no computador. Vamos comentar sobre alguns aplicativos que uso diariamente e recomendo:

1. Todoist

Nossa, ainda bem que não está mostrando as minhas tarefas pendentes :-|

David Allen, ao tratar da metodologia Getting Things Done (GTD), explica a necessidade de ter uma caixa de entrada para depositar todas suas pendências e coisas a fazer. No livro, ele elabora bastante sobre esse tema, mas basicamente o conceito é tirar da sua cabeça a preocupação com uma tarefa a ser concluída e colocá-la em um local para depois dar a tratativa correta. Isso pode ser, por exemplo, uma agenda ou bloco de anotações.

Eu uso o Todoist com essa finalidade. É basicamente um aplicativo de lista de coisas a fazer (daí o nome To Do → Todoist) que você pode criar categorias, etiquetas, colocar data para realizar a tarefa, criar projetos, compartilhar, etc.

Como muitos aplicativos, o Todoist também segue o modelo Freemium, onde te permite utilizar gratuitamente o aplicativo indefinidamente ou optar por uma versão com mais recursos mediante uma assinatura. Custo: 29 dólares por ano.

A versão gratuita cumpre o que promete e consegue atender a maior parte dos usuários. Está disponível para iOS e Android e também direto na web.

2. Google Drive

Google Drive. Comece a acumular um monte de arquivo e passe horas organizando :-(

Fui usuário por muitos anos do Dropbox, serviço que criou uma tendência de se sincronizar arquivos entre múltiplos dispositivos. O Google, um tempo depois, lançou serviço semelhante que, além de permitir sincronizar seus arquivos em múltiplas máquinas, te possibilita ainda escrever textos e planilhas online com uma suíte própria de aplicativos.

Hoje eu escrevo praticamente todos meus documentos através do Google Drive. A maior parte das planilhas e textos requer o uso baixo de recursos avançados e posso facilmente trabalhar online. Quando tenho que, por exemplo, escrever algo que exija uma configuração mais detalhada de espaçamento, margens, etc., ou que utilize recursos avançados, utilizo um editor de textos desktop. Mas o Google Drive dá conta do recado quase sempre.

Até mesmo os trabalhos que recebo dos meus alunos são feitos nessa plataforma; faço os comentários de revisão e sugestões usando os recursos do editor de textos online.

Não me preocupo em guardar ou organizar os arquivos localmente, não preciso transportar em pendrives e, no meu caso, que uso máquinas em casa e no trabalho, estou sempre com a última versão e sincronizado. Sem falar que existe um controle de versões e o backup é automático :)

Acesse aqui.

3. Feedly

Tá aí, use na web ou no celular.

O Feedly é um agregador RSS. É um serviço onde podemos inscrever os sites que acessamos com frequência e ele organiza os conteúdos de forma categorizada, facilitando a leitura. Por exemplo, eu acompanho uma dezena de sites de tecnologia, filosofia, dinheiro, etc. Eu pego o endereço desses sites, adiciono ao Feedly e sempre que algum novo artigo é publicado, ele aparece na minha lista de leitura.

Além disso, posso compartilhar os artigos ou guardar para ler depois. É muito mais rápido acompanhar dessa forma, pois abro somente aqueles artigos cujo título me interessa e, ao invés de abrir 10 sites diferentes, eu preciso acessar somente 1.

Está disponível para iOS, Android e Web.

4. Keepass

Programa com senha para guardar senhas. Quero.

O Keepass é um repositório de senhas. É um aplicativo que pode ser usado para guardar todas suas senhas e informações importantes de forma segura. Eu guardo, por exemplo, as chaves de software comprados, senhas, etc. Ele é um software com versões para Linux, Windows, Mac, iOS e Android, além de ser software livre, gratuito para usar.

Já utilizei outros serviços, mas o fato do Keepass ser gratuito é o diferencial. Veja mais detalhes dele aqui. E pare com esse negócio de ter uma senha só na cabeça.

5. Spotify (menção honrosa)

Daily Mix 1 para trabalhar mais… sério…

Para quem trabalha o dia todo no computador, a música é uma companhia excelente. MP3 é coisa do século passado. Hoje, pelo preço de um lanche de padaria, você usa um serviço de streaming de músicas, podendo achar praticamente qualquer música de forma instantânea.

Sou usuário do Spotify há anos. Tenho um monte de playlists, mas utilizo quase todo dia as Daily Lists de recomendação. O bacana do Spotify é que ele anualmente também te dá uma estatística detalhada do que ouviu no ano e gera uma [playlist com suas músicas mais ouvidas](https:// ::contentReference[oaicite:0]{index=0}

#blog #longpost